Search
Generic filters
Exact matches only
Filter by Custom Post Type

Notícias

Digital Manufacturing and Teaching in the area of 3D Printing – Practical Case – 1 – Vice

3D printing offers multiple benefits, such as: a quick and efficient communication of project ideas; effective design validation; a formal and/or functional analysis. It also offers greater project flexibility, allowing to swiftly execute multiple iterations of an object so as to validate the concept at hand; the ability to correct flaws and improve the production quality and the final products themselves. A reality seems to be the indispensability of a digital model in order to obtain a physical version via 3D printing.

A cultura da tentativa e erro na maquinação

A norma ISO prevê 20 qualidades de fabrico. Essas qualidades são identificadas pelas letras: IT seguidas de numerais. A cada uma delas corresponde um valor de tolerância. A letra I vem de ISO e a letra T vem de tolerância; os numerais: 01, 0, 1, 2,… 18, referem-se às 20 qualidades de fabrico; a qualidade IT 01 corresponde ao menor valor de tolerância.

A impressão 3D e uma nova forma de projetar em 3D

A impressão 3D veio alterar a realidade do fabrico e obtenção de modelos físicos através de duas mudanças de paradigma.

Cálculo do Planificado de um Tronco Cónico em Chapa

Artigo com ligação a anexo.

Diseño y Fabricación Asistida por Ordenador: Tendencias, Estímulos Y Oportunidades

Este artículo tiene como objetivo hacer un pequeño resumen histórico de la evolución de las herramientas informáticas aso¬ciadas al Diseño y Proyecto Mecánico Asistido por Ordenador, vulgarmente designadas por herramientas de CAD (Computer Aided Design) y de CAE (Computer Aided Engineering), y sobre todo para despertarnos de una realidad compleja, en lo que se refiere a los requisitos técnicos y a las cualificaciones profesio¬nales que sus usuarios tienen que poseer para realizar sus ta¬reas de forma completa y productiva.

Processos de Fabrico ─ Fresagem Convencional – Exercícios Práticos Propostos

A fresagem é um processo de fabrico realizado por meio duma ferramenta rotativa, de secção circular, munido de dentes com arestas cortantes repartidas uniformemente sobre a sua periferia. Esta ferramenta designa-se por fresa. Através deste processo de fabrico obtém-se peças de formas prismáticas nos mais diversos materiais, por exemplo, de aço, ferro fundido, metais não ferrosos e materiais sintéticos, com superfícies planas ou curvas, com entalhes, com ranhuras, com sistemas de dentado, etc.

O fabrico digital e o ensino na área da impressão 3D

Parece não existir dúvidas sobre o impacto que a impressão 3D terá no futuro. São muitos os exemplos da utilização desta tecnologia e na forma como esta poderá vir a alterar o nosso dia-a-dia. Com a impressão 3D é possível sonhar, projetar e construir em qualquer lugar ou circunstância, até na nossa própria casa, bastando um computador e uma impressora. No entanto, devemos ter presente que o uso e o impacto da impressão 3D num contexto industrial será substancialmente diferente da sua adoção em contexto doméstico.

Mapa de competências de um Profissional na área do CAD\CAM

Como produzir mais com menos no setor da Metalomecânica? Será que necessitamos de mais profissionais ou carecemos de profissionais muito mais produtivos? É urgente, Qualificar, Qualificar…, mas para isso é preciso definir correctamente para cada profissão quais são as competências técnicas basilares a dominar.

Inovação na indústria automóvel através da impressão 3D

A indústria automóvel está entre os maiores utilizadores de impressoras 3D. Desde o surgimento desta tecnologia que tem sido utilizada enquanto ferramenta de prototipagem rápida para validação e teste em design e engenharia. Os fabricantes utilizam-nas, sobretudo, para impressão de protótipos iniciais, para peças e acessórios do interior do carro, que lhes permitem discutir e partilhar conhecimentos (forma, função e montagem) entre as equipas de projeto e os fornecedores.

Parametrização da Programação CNC

A fim de se manterem competitivas, as empresas de fabricação procuram melhorar a qualidade dos seus produtos, com custos e tempos de produção cada vez mais reduzidos, enquanto cumprem com rigor os requerimentos dos seus clientes. Na verdade, a sobrevivência de muitas empresas depende destes fatores. Para isso é de vital importância a sua capacidade de se adaptarem a este progresso e de se manterem tecnologicamente atualizadas.