DESENHO MECÂNICO, COM OU SEM INDICAÇÃO “TOLERANCIAMENTO ISO 8015”

Página Inicial Fóruns Desenho Técnico e Projeto Mecânico DESENHO MECÂNICO, COM OU SEM INDICAÇÃO “TOLERANCIAMENTO ISO 8015”

This topic contains 0 respostas, has 1 utilizador, and was last updated by  Américo Costa há 2 weeks .

DESENHO MECÂNICO, COM OU SEM INDICAÇÃO “TOLERANCIAMENTO ISO 8015”

  • Américo Costa
    Moderador

    DESENHO MECÂNICO COM OU SEM INDICAÇÃO “TOLERANCIAMENTO ISO 8015”

    De acordo com este princípio de base, cada requisito dimensional ou geométrico especificado deve ser respeitado independentemente dos outros, a menos que seja especificada uma relação particular entre eles.
    Os desenhos em que se aplique o princípio de independência, como princípio de aplicação geral a todo o desenho, devem ser identificados através da seguinte inscrição colocada no interior ou junto da legenda do desenho.

    “Toleranciamento ISO 8015”

    Com este princípio de base, uma tolerância linear controla apenas os tamanhos locais reais (medições entre dois pontos) de um elemento, mas não os seus desvios de forma.
    Os desvios de forma devem ser controlados através de tolerâncias geométricas de forma individuais; de tolerâncias geométricas gerais ou através do requisito de envolvente.
    Neste âmbito, um elemento de tamanho pode ser uma superfície cilíndrica ou duas superfícies planas paralelas, sendo definido por uma cota linear do tipo tamanho.

    Não existe controlo da relação geométrica entre elementos individuais por meio de tolerâncias lineares.

    Uma tolerância angular especificada, em unidades angulares, controla apenas a orientação geral de linhas ou elementos de linha de superfícies, em qualquer secção recta do diedro, mas não os seus desvios de forma.
    O princípio de independência deverá ser, geralmente, utilizado para elementos geométricos que não se destinem a ser ajustados a outros elementos.

    De acordo com a norma ISO 286-1: 1988 – Sistema ISO de tolerâncias:

    Com a indicação “Toleranciamento ISO 8015” no desenho, uma tolerância de tamanho linear controla apenas os tamanhos locais reais.

    Sem a indicação “Toleranciamento ISO 8015” no desenho, uma tolerância de tamanho linear, indicada através de uma classe de tolerância deve respeitar o requisito de envolvente.

    Anexos:
    You must be logged in to view attached files.

Tem de iniciar sessão para responder a este tópico.